Conforto que produz adesões, ou confronto que produz arrependimento? | A Palavra

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Conforto que produz adesões, ou confronto que produz arrependimento?

Alegria momentânea versus tristeza que produz arrependimento: um olhar crítico sobre cultos modernos

Show gospel
Imagem: Freepik
Pr. Cleber Montes Moreira

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” (2 Coríntios 7:10)

Alguns slogans adotados por igrejas atualmente são curiosos, outros realmente infelizes. Em uma página de uma igreja evangélica no Facebook, li: “Lugar de se sentir bem”. Certamente desejamos que aqueles que nos visitam se sintam bem, porém a mensagem que compartilhamos, se fiel às Escrituras, nem sempre produzirá tal experiência, pois muitas vezes precisará confrontar o pecador de tal modo que ele não se sentirá nada confortável.

É verdade que os cultos atuais visam agradar mais aos homens do que a Deus. Muitos são preparados intencionalmente para deixar os pecadores contentes, para que voltem mais vezes. Recepção agradável,  músicas cativantes, sermões açucarados, ambiente aprazível, entre outros aspectos, tudo bem planejado. Falar sobre pecado, arrependimento e abnegação não é permitido. A linguagem deve ser politicamente correta para não desagradar. Certamente ninguém escreveria em um letreiro: “Lugar de contrição” ou “Venha ser confrontado”. Porém, a mensagem inicial de João Batista e do Senhor Jesus falava sobre arrependimento, sem o qual ninguém pode experimentar o novo nascimento (Mateus 3:2; 4:17).

Quando Paulo escreveu aos Coríntios, ele pode tê-los entristecido. Ele pode ter sido muito duro. Porém, antes de tudo, ele foi verdadeiro e a disciplina visava ao bem. A tristeza dos leitores era necessária para que eles mudassem de atitude. O apóstolo tinha consciência de que a tristeza do mundo leva à morte, mas a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação. Portanto, é melhor dizer a verdade, permitindo um entristecimento que leve ao arrependimento, do que usar palavras agradáveis que não produzam nada além de uma alegria momentânea.

É correto receber bem as pessoas e criar uma atmosfera favorável. Mas é um terrível erro não dar-lhes o alimento espiritual adequado.

Creio que deveríamos repensar alguns slogans. Também deveríamos repensar nossos modelos de culto. Afinal, queremos apenas conquistar adesões ou levar pecadores à salvação em Cristo? Pense nisso!


Um comentário:

Livros teológicos?

livros teológicos