A ressurreição e o trabalho cristão | A Palavra

sexta-feira, 7 de abril de 2023

A ressurreição e o trabalho cristão

A crença na doutrina da ressurreição deve impactar profundamente a maneira como vivemos enquanto aguardamos o nosso encontro com o Senhor Jesus

Túmulo vazio
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58)

Os falsos mestres espalhavam a mensagem de que não havia ressurreição, o que perturbava a igreja. Para combater essa heresia, Paulo usou o exemplo do Senhor Jesus, apresentou evidências concretas de sua ressurreição e expôs sua importância para a igreja.

Acreditar na ressurreição dos mortos é fundamental para a vida cristã, pois, se não há ressurreição, então Cristo não ressuscitou. Isso torna a fé, a pregação e o trabalho cristão vãos, bem como faz com que nossa própria vida perca o sentido (1 Coríntios 15:12-14). Sem a ressurreição, não há vitória sobre a morte e nenhum motivo para continuar na jornada cristã. É essencial acreditar na ressurreição dos mortos e no fato de que a ressurreição do Senhor é a garantia de nossa própria ressurreição. Negar essa verdade ou esquecê-la no dia a dia levará a uma vida cristã apática, sem esperança e improdutiva.

A certeza de que Jesus ressuscitou dentre os mortos deve afetar profundamente nossa maneira de viver enquanto aguardamos nosso encontro com Ele, pois sabemos que o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em nós, e por meio dele seremos vivificados (Romanos 8:11). Nossos corpos corruptíveis serão revestidos da incorruptibilidade e nós, que somos mortais, seremos revestidos da imortalidade. Então, se cumprirá a palavra que está escrita: “Tragada foi a morte na vitória” (1 Coríntios 15:54). É motivado por essa certeza que “qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” (1 João 3:3). “Porque Ele vive, posso crer no amanhã…”

Ser firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor significa manter um compromisso constante em servir a Deus, independentemente das circunstâncias ou dificuldades que enfrentamos. A obra do Senhor é uma tarefa árdua, mas a fé na ressurreição de Cristo e a esperança que dela decorre nos dão a força e a motivação para perseverar.

Ser abundante significa não nos contentarmos com o mínimo e oferecermos a Deus o nosso melhor, “excedendo o ordinário”. Para quem quer ser abundante na obra do Senhor, não há circunstâncias ou obstáculos que o impeçam; ele servirá a Deus prazerosamente, esforçadamente, motivado pela fé naquele que saiu da tumba e vive.

Podemos ter certeza de que nosso trabalho não é vão no Senhor. Deus usará nossos esforços para cumprir seus propósitos eternos. Devemos manter uma perspectiva celestial, buscando sempre fazer o bem, mesmo que não vejamos resultados imediatos, lembrando-nos de que aquele que nos fortalece está vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos