Onze razões para levar seus filhos para a Escola Bíblica Dominical | A Palavra

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Onze razões para levar seus filhos para a Escola Bíblica Dominical

A Escola Bíblica Dominical é importante para ensinar valores cristãos, formar o caráter dos filhos, desenvolver habilidades sociais e fortalecer a união da família, além de apresentar a Cristo e seu evangelho para despertar neles a fé salvadora

Ensinando a Bíblia
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
(Provérbios 22:6)


A Escola Bíblica Dominical é uma instituição que tem por objetivo transmitir ensinamentos bíblicos e valores cristãos para pessoas de todas as faixas etárias. Se você está em dúvida se deve ou não levar seus filhos para participar das classes dominicais, aqui estão onze razões pelas quais você deve fazer isso imediadamente:

1. Porque os pais geralmente desejam colocar seus filhos em boas escolas, se possível na melhor, e a Escola Bíblica Dominical é conhecida como “a melhor escola do mundo”.

2. Biblicamente, é dever dos pais ensinar e orientar seus filhos na Palavra de Deus, e a Escola Bíblica Dominical é um instrumento adequado para auxiliá-los nesta tarefa (Deuteronômio 6:6,7; Provérbios 22:6).

3. Em uma sociedade moral e espiritualmente obscura, a Escola Bíblica Dominical desempenha um papel importante no ensino de valores e na formação do caráter de nossos filhos. Isso ajuda a prepará-los para lidar com as dificuldades do cotidiano e resistir ao pecado (Salmos 119:9; 1 Samuel 2:26; 3:1).

4. Participar da EBD pode ajudar nossos filhos a desenvolver novas amizades e conviver com outros que compartilham dos mesmos valores, proporcionando um senso de pertencimento.

5. A frequência na Escola Bíblica Dominical pode ajudar nossos filhos a estabelecer um forte vínculo afetivo e doutrinário com a igreja local, o que os auxiliará a perseverar na fé. Mesmo que em algum momento no futuro eles se mudem para outra cidade, é provável que procurem uma igreja da mesma denominação, que observe a mesma doutrina, já que terão sido moldados pelos mesmos princípios e valores cristãos transmitidos na EBD.

6. Participar da Escola Bíblica Dominical pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, liderança e trabalho em equipe, além de estimular sua criatividade e capacidade de reflexão.

7. Levar nossos filhos para a Escola Bíblica Dominical pode ser uma oportunidade para fortalecer a união da família, pois muitas vezes os pais acompanham o estudo prévio das lições e a leitura diária como parte do culto doméstico. Além disso, discutir o que foi aprendido nas aulas pode ser uma ótima maneira para os pais e filhos conversarem sobre questões espirituais e morais.

8. É importante lembrar que as crianças que não são ensinadas na fé cristã podem facilmente receber instruções de influenciadores não cristãos, o que pode levá-las a se afastar dos ideais de Deus. Na EBD, as crianças têm a oportunidade de aprender com professores e outros irmãos mais experientes, que podem ajudá-las e influenciá-las com seus ensinamentos e exemplos.

9. As aulas são divertidas e prazerosas. A Escola Bíblica Dominical geralmente usa jogos, histórias e outras atividades e recursos para ensinar lições bíblicas e valores cristãos, tornando o aprendizado mais agradável e eficaz para as crianças.

10. Estima-se que 30% dos jovens que ingressam nas faculdades sejam evangélicos. No entanto, sete em cada dez desses jovens acabam se desviando da sua fé. Uma formação cristã sólida e bem fundamentada pode fornecer-lhes as ferramentas necessárias para resistir às tentações da falsa ciência, das ideologias e do politicamente correto. O ensino em casa e na Escola Bíblica dominical pode ajudá-los a manter-se firmes em sua fé, mesmo diante dos desafios e adversidades que possam surgir durante a sua jornada acadêmica.

11. Por fim, o mais importante é que as lições ministradas na EBD apresentam a Cristo e seu evangelho, proporcionando conhecimento capaz de, pela ação do Espírito Santo, despertar na criança a fé salvadora (2 Timóteo 3:14,15). A salvação de nossos filhos deve ser o nosso maior desejo e a EBD é um meio importante para levá-los ao Salvador.

A Escola Bíblica Dominical é uma instituição cristã que tem como objetivo formar crianças e adultos para a vida presente e eterna. As razões apresentadas acima mostram a sua importância no ensino dos valores cristãos, no desenvolvimento social e na formação do caráter de nossos filhos. É uma oportunidade valiosa para as famílias se unirem em torno da Palavra de Deus, compartilhando conhecimento e aprendendo juntos. Portanto, convidamos você e sua família a participarem conosco da Escola Bíblica Dominical e desfrutarem dos benefícios que ela oferece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos