A fé que nos move segundo o coração de Deus | A Palavra

segunda-feira, 17 de abril de 2023

A fé que nos move segundo o coração de Deus

A verdadeira fé nos move segundo o coração de Deus

Bíblia
Imagem: Unsplash
Pr. Cleber Montes Moreira

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”
(Hebreus 11:1)

Se você perguntar aos seus conhecidos se eles têm fé, acredito que todos responderão afirmativamente. A questão é: onde ou em quem eles colocam sua fé? Muitos têm fé nos mortos e acreditam que eles podem influenciar ou interceder pelos vivos, e alguns oram a eles. Outros têm fé em um ídolo moldado por mãos humanas, e se ajoelham e suplicam a eles em oração. Há aqueles que têm fé numa tradição religiosa e acreditam que, por manterem a religião de seus pais ou avós, estão fazendo a coisa certa. Há também aqueles que preferem acreditar em sua própria capacidade. Há quem tenha “fé na fé”, como se a fé tivesse algum poder mágico; por isso, há quem afirme que “o importante é ter fé”. E até os ateus têm fé, a fé na doutrina ateísta.

Mas o que a Bíblia diz sobre a fé e como ela funciona? O escritor aos Hebreus nos deu a melhor definição de fé, que é “o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).

A fé não é um mero assentimento intelectual, conhecimento e aceitação dos fatos. Até os demônios creem e estremecem (Tiago 2:19), mas eles não vivem para agradar a Deus e não entrarão no descanso eterno, sendo jogados no inferno. A fé não é crer como eles creem. É uma experiência real com Deus que molda nosso ser, determina nossos valores e a maneira como vivemos. A verdadeira fé, portanto, leva a uma vida segundo o padrão de Deus, distinguindo-nos daqueles que vivem em conformidade com o mundo.

Os heróis da fé, cujos nomes estão registrados em Hebreus 11, foram pessoas que creram em Deus e trabalharam para Ele. Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício agradável. Noé preparou uma arca. Enoque foi transladado porque andou com Deus. Abraão obedeceu, saiu de sua terra e do meio de seus parentes, indo para um lugar que ele não sabia. Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz na velhice. Tantos outros viveram pela fé e deixaram suas obras como testemunho disso. Eles “venceram reinos”, “apagaram a força do fogo”, “escaparam do fio da espada”, “da fraqueza tiraram força”, “puseram exércitos em fuga”, e outros experimentaram escárnio, açoites, cadeias, prisões e morte. Eles fizeram tudo pela confiança no Todo-Poderoso.

E quanto à nossa fé? Que dirão sobre nós em relação ao modo como temos vivido e obedecido a Deus? Que marca deixaremos?

A fé não se trata apenas da fé salvadora, mas da fé que nos move. Conforme Tiago 2:26, “assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. Aqueles cujas vidas são fundamentadas no “firme fundamento das coisas que se esperam” e que creem no que os olhos carnais não podem ver devem viver motivados por essa mesma esperança.

A certeza do salvo é o seu fundamento firme, pois é colocada em Cristo. Eles não são movidos por suas emoções, não confiam em tradições humanas e não constroem suas vidas sobre qualquer terreno que não seja Cristo e seus ensinamentos. São como o “homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24-25).

Sobre os heróis da fé, o escritor bíblico nos diz: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa” (v. 39). Essa afirmação pode ser melhor compreendida à luz do versículo 13, onde lemos: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” Muitos, cuja fé em Cristo é apenas para esta vida, estão vivendo movidos pela esperança em coisas terrenas. No entanto, aqueles que possuem uma fé genuína sabem que a maior das promessas, aquela que só podemos enxergar com “os olhos da fé”, é a que verdadeiramente nos move segundo o coração de Deus. Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos