Além das festividades: celebrando o verdadeiro Natal e sua profunda significação | A Palavra

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Além das festividades: celebrando o verdadeiro Natal e sua profunda significação

O Nascimento de Jesus: explorando o verdadeiro significado e suas implicações

A manjedoura e a cruz
Imagem gerada por IA
Pr. Cleber Montes Moreira

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…” (Isaías 9:6)

Mais do que festividades, luzes brilhantes, eventos musicais, trocas de presentes, mesas fartas e alegria contagiante, é necessário refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. Muitos têm falado sobre “o verdadeiro sentido do Natal”, mas poucos são os que realmente celebram a dádiva do nascimento do Salvador.

O nascimento de Jesus é a esperança personificada. Nas palavras do profeta Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Essa criança, nascida humildemente em Belém, é a promessa de esperança para um mundo caído.

O nascimento de Jesus é a encarnação do amor, pois “Deus é amor” (1 João 4:8). Ao enviar Seu Filho ao mundo, Deus expressa Seu amor de maneira tangível. O apóstolo João proclama: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1 João 4:9). Jesus é a personificação do amor divino, oferecendo redenção e reconciliação aos corações sedentos.

O nascimento de Jesus é a luz brilhando em meio às trevas da morte. O evangelista João testifica: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:5). Jesus é a luz que dissipa a escuridão espiritual e oferece vida eterna àqueles que creem Nele. Como escreveu o profeta: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2) — Jesus é essa luz!

O nascimento de Jesus é Deus dando um passo em direção ao homem caído, propiciando a reconciliação. Paulo afirma em 2 Coríntios 5:19: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados.” O Natal é a expressão máxima do amor divino que busca restaurar o relacionamento rompido, por causa do pecado, entre Deus e a humanidade.

O nascimento de Jesus é a prova de que Deus não está indiferente ao sofrimento humano. Ele se fez carne, viveu entre nós; “Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4,5). O autor de Hebreus declara: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; mas um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

O nascimento de Jesus é a oferta de perdão àqueles que, ouvindo o evangelho, pela operação do Espírito Santo, creem para a salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). O Natal é a boa vontade de Deus para com os homens; é o plano de salvação sendo consumado.

O nascimento de Jesus vivifica aos mortos deste mundo, proporcionando a vida abundante e eterna aos que, pela fé, se rendem ao Salvador. Jesus afirma: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). O Natal comunica vida.

Para os salvos, celebrar o nascimento de Jesus significa, igualmente, fixar o olhar com fé na promessa de que, no dia determinado por Deus, aquele que veio voltará e os conduzirá para Si mesmo. Foi o próprio Jesus quem assegurou: “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:3). O Natal, portanto, é também uma expressão da fé.

Se você crê em Jesus, o Natal possui um significado profundo para você. Não se trata apenas de uma celebração histórica, mas sim da manifestação da graça divina ao mundo. É a concretização da promessa da vinda do Messias, e a garantia de que tudo mais que o Eterno prometeu Ele cumprirá.

Que o Natal seja para nós um período de reflexão e gratidão a Deus, de renovação da nossa esperança e de fortalecimento espiritual para seguirmos perseverantes, confiantes no autor e consumador da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros teológicos?

livros teológicos